Notícias

AFASTE O RISCO DA PARALISIA INFANTIL – VACINAÇÃO ACONTECE NESTE SÁBADO

A POLIO NO BRASIL

 

No Brasil, o último caso de poliomielite causada pelo vírus selvagem ocorreu em 1989. Mas isso não significa que a doença não possa reaparecer. O vírus ainda circula em algumas regiões da África e da Ásia e a única maneira eficaz de erradicá-lo é a Vacina Oral contra o poliovírus (VOP) que deve ser tomada anualmente por todas as crianças menores de 5 anos. Leve seu filho a um posto de vacinação no dia 11 de junho e ajude a combater a paralisia.

Mesmo depois de tratada, a poliomielite pode trazer danos à vida dos infectados. Ainda hoje são registrados muitos casos de síndrome pós-pólio em pessoas infectadas pelo vírus na infância. A síndrome pode causar dificuldades no uso da musculatura e na respiração, atrofia dos membros, dores articulares, sensibilidade ao frio e perda de memória.

Com a erradicação da poliomielite o mundo poderá economizar 1,5 bilhões de dólares que poderão ser investidos em outras áreas da saúde.

Poliomielite
Conheça as principais características da doença

A Campanha em Aracaju

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Aracaju vai ser lançada oficialmente às 8 horas do próximo sábado, dia 11, na Unidade de Saúde da Família (USF) José Augusto Barreto, localizada no bairro Japãozinho, zona norte da capital. A campanha acontece em um único dia.

A gerente do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Moura, informa que desde o dia 1° de junho que a SMS já está vacinando as crianças que, por qualquer motivo, visitam as unidades municipais de saúde. Devem ser vacinadas crianças de zero a quatro anos.

NÚMEROS – Este ano, cerca de 800 profissionais estão escalados para trabalhar na campanha. Serão 150 postos de vacinação por toda cidade, sendo 137 fixos e 13 volantes. De acordo com a SMS, todas as unidades de saúde também estarão vacinando, além de pontos estratégicos, a exemplo de escolas, supermercados, shoppings, rodoviária e aeroporto. Postos volantes que visitarão hospitais, clínicas e maternidades, além de buscar as crianças em locais de difícil acesso, também estarão sendo disponibilizados para a população.

META - A estimativa é de que 45.600 crianças de zero a quatro anos sejam imunizadas em 2005. Para tal, a SMS disponibilizou 50 mil doses da vacina. “A vacina é obrigatória da infância e consta no calendário básico de vacinação. As crianças são vacinadas desde o segundo mês de vida conforme etapas que vão até os quatro anos”, explica Débora. Ela também lembra que é necessária a apresentação do cartão de vacinação

Fonte: Infonet / Unimed Brasil / Ministério da Saúde / Unimed Sergipe

By Lúcio Antonio Prado Dias
DRT - SE 976