Notícias

ARACAJU SEDIA O I CONGRESSO BRASILEIRO DE ATUALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

De 27 a 30 de julho de 2005

Aracaju – Sergipe

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Será às 17h30min do dia 27 de julho, logo após o término dos trabalhos científicos. Será rápida, com os discursos dos presidentes da SBEM Nacional e do Congresso e a entrega dos prêmios ABE&M, melhor Trabalho Científico e Serviço com a maior produção científica de qualidade no evento.

O Madrigal Polifônico de Sergipe, fundado em 1995, executará o Hino Nacional no início da solenidade e o cantor Sergival apresentará um show folclórico de 30 minutos, concluindo a solenidade.

O grupo que se dedica ao canto coral, apresenta um repertório eclético que vai desde o barroco até a música contemporânea, incluindo "Gospel e spiritual", contemplando também a música brasileira em todas as suas tendências. Tem participado de encontros corais em vários Estados e de concertos com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, tendo apresentado em 2004 o "Réquiem" de Mozart e recentemente um concerto com trechos de óperas. É dirigido pelo Maestro Joel Magalhães.

Às 19h, será servido o cocktail de abertura no “Pavilhão de Exposição” no Centro de Convenções. Canapés típicos serão servidos. O cantor Pantera, parceiro de Toninho Horta, com repertório vasto de MPB, fará o fundo musical. Quem estiver disposto, pode desfrutar a seguir da noite aracajuana, que inclui a mais bela orla do Brasil, com inúmeros bares e restaurantes, fonte luminosa, lagos, e uma série de equipamentos de lazer. A vila do forró na orla estende-se até o dia 30 de julho.

FESTA JULINA

A Festa Julina acontece no dia 28 e também começará cedo, às 19h30min, no Hotel Fazenda Boa Luz. O forrozeiro Edgar do Acordeon animará a festa, que contará ainda com o excelente show folclórico de Sergival (veja matéria abaixo) e a Quadrilha Mafuá, com uma mistura de sons e figuras populares. Comidas e bebidas juninas serão servidas.

 

CERIMÔNIA DE ENTREGA DO TEEM

A cerimônia do TEEM será às 19h do dia 30, no Teatro Tobias Barreto. Será uma cerimônia inesquecível, em sessão conjunta com a Academia Sergipana de Medicina.O Madrigal Polifônico apresentará esta solenidade. Um cocktail será servido a seguir, para homenagear os novos titulados.

 

         PASSEIOS TURÍSTICOS

 

 

A programação do Congresso é compacta, porém modular. Permite que os congressistas disponham de tempo livre para as inúmeras opções turísticas de Aracaju ou de Sergipe. Desde o Cânion ou Foz do São Francisco, no norte, à praia de Mangue Seco no sul, um conjunto de opções incluem praias, cidades históricas, turismo rural e gastronomia farta.

Em Aracaju desde a orlinha do Bairro Industrial na zona norte ao mosqueiro na zona sul, 40 Km de litoral com a ilha de Santa Luzia, o delta do rio Sergipe, a “crôa do gore” (visitada na maré baixa) e praias tranqüilas com espumas alvas e areia firme, esperam por todos.

A Propagtur oferece um conjunto de passeios turísticos para todos os gostos.

 

SERGIVAL E AS COISAS DO CAÇUÁ

 

A atração artística convidada para abrilhantar a programação social do Congresso Brasileiro de Endocrinologistas foi o cantor e compositor Sergival, que apresentará seu premiado show “As coisas do caçuá”.

Pesquisador da cultura popular nordestina, Sergival já realizou apresentações ao lado de grandes nomes da música brasileira como Dominguinhos, Alcymar Monteiro e tantas outras estrelas populares, que participaram de seu mais recente CD que leva o nome do show.

Tendo se apresentado em praticamente todo o país, recentemente realizou shows em Cuba, onde desfilou as principais manifestações folclóricas do Nordeste brasileiro nos principais palcos de Havana.

Acompanhado por músicos de quilate, Sergival reproduz os timbres de sua região como fruto de sua vivência na caatinga através de suas composições, declamações e aboios, embasados por muito forró pé-de-serra e músicas dos principais criadores do gênero regional, passando pelos ritmos e instrumentos tradicionais nordestinos, emoldurados pelo cenário do show que é tipicamente artesanal.

“Com certeza será uma noite de muita alegria e forró no pé. Estamos aguardando com expectativa a chegada de todos para proporcionarmos momentos de muita cultura, distração e integração, já que durante o show guardamos várias surpresas para os convidados”, garante o artista que é figurinha marcada nos principais congressos de Aracaju por conta de seu profissionalismo e simpatia.

Para não estragar as novidades, podemos adiantar que Sergival e as coisas do caçuá conta com a participação especial da Companhia Mafuá, formada por integrantes do balé folclórico da região, que dentro do show faz um apanhado dos folguedos populares através da dança e do figurino.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI