Notícias
Herma de Garcia fecha com chave de ouro comemorações do Jubileu
Solenidade de entronização do busto de Antonio Garcia Filho ocorreu em 14 de maio, no HU
A solenidade de entronização do busto de Antonio Garcia Filho, fundador do curso de Medicina em Sergipe, encerrou oficialmente as comemorações pelos 45 anos da UFS e foi uma iniciativa da Academia Sergipana de Medicina, com o apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
A Faculdade de Medicina de Sergipe começou a funcionar em 21 de março de 1961, sendo posteriormente incorporada à Universidade Federal de Sergipe. E, em 11 de janeiro de 1961, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o decreto nº 49.864 que autorizava o funcionamento do curso.
“Dr. Antonio Garcia, então Secretário da Educação, Cultura e Saúde, priorizou a fundação da Faculdade de Medicina entre as tarefas da secretaria e convenceu o governador sobre a necessidade de formar médicos para atender a população desassistida do estado”, enfatizou o ex-reitor Eduardo Antonio Conde Garcia, filho do homenageado.
Durante os dois primeiros anos, o curso de Medicina funcionou nas dependências do Instituto Parreira Horta. Em 1962, através de uma parceria, a faculdade foi transferida para o Hospital de Cirurgia, local onde permaneceu por quase três décadas, até a construção do Hospital Universitário em 1989.
Fizeram uso da palavra ainda o presidente da Academia Sergipana de Medicina Fedro Portugal e o magnifico reitor da UFS Angelo Antoniolli.
O busto
O autor do busto, o escultor italiano Ferruci Perroti, que reside em São Paulo, foi contratado pela Academia Sergipana de Medicina para confeccionar a obra. O arquiteto italiano já tem trabalhos em Sergipe: é de sua autoria a confecção dos bustos de Hipócrates e de Augusto Leite, existentes na sede da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).