Notícias

HISTÓRIA DE DELMIRO GOUVEIA É DEBATIDA NA ACADEMIA DE MEDICINA

[[JPG-747-349]]

Não foi o publico esperado. Mas o suficiente para propiciar um produtivo debate. Quem foi gostou do que viu, e ouviu. E elogiou a iniciativa.

A vida do empresário Delmiro Gouveia foi discutida em sessão especial da Academia Sergipana de Medicina, ocorrida nesta quarta-feira, 18 de abril, no auditório da SOMESE. O conferencista, o médico e acadêmico alagoano Geraldo Vergetti, apresentou detalhes da polêmica e conturbada vida desse visionário pernambucano que no início do século XX implantou fábricas e indústrias no nordeste brasileiro e foi o maior exportador brasileiro de couro e produtos manufaturados para a Europa. E mais, levou energia elétrica e água tratada para as capitais do nordeste aproveitando a energia hidráulica do rio São Francisco.

A sessão foi prestigiada pelo presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento e estiveram presentes os acadêmicos Deborah Pimental, que presidiu a sessão, Lúcio Antonio Prado Dias, que fez a apresentação do conferencista, Alexandre Menezes, Cleovansóstenes Aguiar, José Hamilton Maciel, William Eduardo Nogueira Soares, José Teles de Mendonça, Zulmira Freire Rezende, Marcos Ramos de Carvalho e Gilmário Macedo. Presentes ainda ao evento diversos estudantes da UFS, dos cursos de direito, medicina e história.

Vergetti é alagoana de União dos Palmares. Sanitarista, foi médica da SUCAM e DNERU, iniciando suas atividades profissionais na cidade de Neópolis. Em 1970 passou a lecionar na Faculdade de Medicina de Alagoas, na disciplina de parasitologia. Presidiu a Associação Médica de Alagoas e é membro da Academia Alagoana de Medicina.