Notícias
MÉDICOS ALERTAM PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA
O câncer de próstata é o mais freqüente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estima-se que 400 mil pessoas com mais de 45 anos tenham a doença e que a maioria não tenha conhecimento disso. Anualmente, são diagnosticados 35 mil casos, com oito mil óbitos. Atualmente, um em cada seis homens com mais de 45 anos apresenta a doença. Um dos maiores entraves para o diagnóstico precoce é o preconceito que ainda existe em torno do exame do toque retal.
Os principais meios para o diagnóstico do Câncer de Próstata são: 1) consulta com o urologista; 2) Toque retal; 3) dosagem do PSA no sangue.
Homens que já tiveram algum membro da família, avô, pai ou irmãos com a doença devem procurar um especialista cinco anos mais cedo, ou seja, por volta dos 40 anos. Além do câncer de próstata, a campanha também abrange a prostatite, que é a inflamação do órgão, e da hiperplasia benigna da próstata, conhecida como HBP.
Os maiores riscos do câncer de próstata residem no fato de a doença não apresentar sintomas em sua fase inicial, justamente quando o homem pode ser curado. Se diagnosticado precocemente, ele pode ser tratado por cirurgia, com elevada chance de cura, ou com radioterapia. Para identificá-lo, além do toque retal, os urologistas submetem os pacientes também à coleta de sangue, para que o PSA, substância produzida pela próstata, seja dosado. Em caso de suspeita, é feita a biópsia. Ainda não existem formas de se evitar o câncer de próstata.
O QUE É A PRÓSTATA E PARA QUE SERVE
É um importante órgão do aparelho reprodutor masculino, que tem a função de produzir a secreção que participa do esperma, representando 30% do volume deste. Essa secreção serve como meio de transporte, alimento e proteção para os espermatozóides. Situada logo abaixo da bexiga e em frente ao reto, a próstata fica em volta da uretra, tem a forma de uma castanha e pesa em torno de 20 gramas.
CONHEÇA ALGUMAS DOENÇAS
1) PROSTATITE
A prostatite é a inflamação na próstata e dentre os sintomas apresentados estão: febre, ardência e maior freqüência para urinar. O tratamento é clínico e à base de antibióticos.
2) HIPERPLASIA DE PRÓSTATA
O crescimento benigno da próstata, chamado de hiperplasia benigna de próstata (HBP), ocorre em até 70% dos homens acima de 60 anos e em 30% deles exige tratamento com medicamentos ou mesmo cirurgia. Dentre os sintomas da HBP estão o jato fino e fraco, o aumento da freqüência e da urgência para urinar e até mesmo a retenção da urina. Outras complicações como pedras na bexiga, infecções urinárias e perda de sangue pela urina. Assim como o câncer de próstata, a HBP também não pode ser prevenida. Enquanto não ocorrem complicações a doença pode ser tratada com medicamentos que relaxam a próstata e facilitam o ato de urinar. Outros podem diminuir o tamanho da próstata. Nos casos que não respondem ao tratamento clínico ou que evoluem com complicações pode haver necessidade de cirurgia aberta ou por via endoscópica.
Dr.Lúcio Antonio Prado Dias
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia