Dicionário Bibliográfico
Apresentação
Déborah Pimentel
Presidente da Academia Sergipana de Medicina
A Academia Sergipana de Medicina (ASM), com orgulho apresenta uma obra ímpar, robusta, arrojada, ousada: o Dicionário Biográfico de Médicos de Sergipe, que se propõe a guardar para a posteridade centenas de registros biográficos sobre médicos que nasceram ou atuaram em Sergipe nos séculos XIX e XX, cujos nomes tornaram-se aqui verbetes. Como critérios de inclusão, estabeleceram-se a idade, igual ou superior a 70 anos, ou médicos já falecidos. Os atuais Membros Titulares, imortais da Academia Sergipana de Medicina, independente de suas datas de nascimento, tiveram seus nomes inseridos num capítulo à parte.
Mesmo se tratando de uma obra coletiva, é importante salientar que a ideia inicial, abraçada como meta principal a ser alcançada na nossa gestão à frente da ASM, foi soprada pelo confrade Antônio Samarone, que iniciou os trabalhos bebendo de uma grande fonte que foi o Dicionário Biobliográfico Sergipano, de Armindo Guaraná (Rio de Janeiro: Editora Pongetti, 1925), que traz uma série de nomes de médicos ilustres, entre outros sergipanos de igual valor.
Antônio Samarone de Santana, Lúcio Antônio Prado Dias e Petrônio Andrade Gomes, os organizadores deste livro, arduamente trabalharam coletando nomes e informações para a consecução dos nossos objetivos e posteriormente tiveram a colaboração de inúmeros colegas nesta nobre empreitada.
Apesar do trabalho de elaboração desta obra ter sido desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, ela certamente não cobriu todo o universo, mas futuras edições irão corrigir as ausências de outros nomes, que não foram contemplados nesta primeira versão, por falta de dados confiáveis sobre estes atores da saúde. Pela sua relevância, o Dicionário Biográfico de Médicos de Sergipe, ora editado por este sodalício, tornar-se-à fonte de referência obrigatória e contribuirá sobremaneira para o cumprimento da nossa maior missão, que é o resgate e preservação da história da Medicina em Sergipe Del Rey.